BMW e30 as versões mais desportivas


O BMW M3 e30 é dos modelos mais amados da marca bávara. Seja 316 ou 325 todos gostariam de ter um, é um clássico, que ainda faz virar cabeças cada vez que desfila pela cidade. As suas linhas jamais passam de moda, é um automovel intemporal.
O e30 teve o seu supra sumo com o BMW M3, um dos primeiros Motorsport, raça pura e dura. No entanto talvez você nem saiba, mas existem modelos ainda mais raros que o próprio M3. Sim eles existem e são também muito rápidos. O M3 e30, já falamos dele aqui, capaz de fazer dos 0 aos 100 em apenas 6,9 segundos, isto em 1986.
Mas você já deve saber tudo sobre o M3 E30. O que você talvez não saiba é que este motor esteve debaixo do capô de um Série 3, mas que não era M: o 320is, uma versão do Série 3 lançada em 1988 especialmente para a Itália e Portugal.


O BMW 320is, foi uma versão "especial", lançada em Portugal e Itália, em meados de 1988,  como uma alternativa mais acessível ao 325i e M3. Modelos esses, que pelas suas cilindradas superiores aos 2000c.c., tinham preços exorbitantes, tanto em Portugal como em Itália. Para isso, a BMW utilizou o motor s14 do M3, reduzindo a sua cilindrada de 2302c.c. para 1990c.c. , e colocou-o numa carroçaria 325i, nascendo assim o 320is.


Os 320is, partilhavam o motor s14 e a caixa de velocidades "dogleg" (1ª velocidade para trás) do M3 e carroçaria e suspensões dos 325i. Os 320is, estavam disponíveis nas versões de 2 e 4 portas, sendo que os 2 portas vinham de origem com kit M-TechII exterior e interior e suspensões M-Technic, enquanto nos 4 portas, era opção. Todos os restantes extras, eram comuns ao resto da gama.
 Não é por acaso que todos os BMW e30 320is dizem  " Check Control Panel " em ...Italiano!


Nos anos 80, um BMW E30 M3 passava dos 12.000 contos e um 320iS ficava-se pelos 9 mil contos.
Mas era um dos melhores desportivos dos anos oitenta, referênciado por revistas da época:
BMW E30 320iS S14B20 192cv
Mais rápido que o famoso Lancia Delta HF e o Maseratti 222.


Site exclusivo 320is:
http://www.m3-320is.it
http://www.bmwmregistry.com/model_faq.php?id=10

Uma particularidade é que em Portugal exitiram de facto alguns cerca de 20, is em cor branca, que não tinham tecto de abrir, nem ar condicionado. No caso destes ultimos eram automoveis que foram usados e encomendados pela Baviera para o Troféu Baviera Mobil1 BMW 320 iS.

No nosso pais assim como em Italia, exitem impostos que incidiam sobre altas motorizações. Sendo que a BMW pensou numa alternativa e lançou o 320is, que era o substituto do 325i que debitava 171cv e 2.5 litros.

Sendo assim, o motor S14 que, originalmente, deslocava 2.303 cm³, teve o curso dos pistões reduzido de 84 mm para 72,6 mm. Quase tudo o resto é  idêntico ao S14 do M3 original — bloco do motor M10, que surgiu nos modelos da Neue Klasse, combinado com 16 válvulas derivado dos motores M88 (que equipava o BMW M1).  Outras características especiais — que foram mantidas; corpos de borboletas individuais para cada cilindro, coletores de admissão.


"If the E30 320is is powered by an M engine, why is not badged as an M model?
The reason the E30 320is is not badged as an M model ultimately comes down to marketing: Unlike the limited-production M3, which was created primarily as a competition machine and utilizes many unique exterior body panels and chassis components, the 320is was never intended to be a homologation special. It was conceived instead as a sportier and more affordable alternative to the torquier and more refined 325i, which was taxed heavily in Italy and Portugal due to its 2.5-liter engine."

Os números de potência eram inferiores aos do M3, mas ainda assim numeros muito respeitáveis,  0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 227 km/h — possíveis graças á caixa manual, um Getrag 265 do tipo dogleg, que também era partilhada com o M3.

Basicamente o 320is era "quase" um M3. A verdade é que com menos dinheiro, quase que se podia ter as mesmas sensações vividas no verdadeiro Motorsport.
Visualmente o 320is não dava tanto nas vistas, era ainda mais discreto que o M3. Não tinha guarda lamas tão largo e continha um aleron mais pequeno. Abrindo o capô, não se conseguia identificar nada dos seus verdadeiros genes.

O 320is foi comercializado nas versões coupe (2.542 unidades) e sedã (1.206 unidades). Estes números  fazem dele um carro bem mais raro do que o próprio M3, que teve mais de 16 mil unidades produzidas e vendidas em todo o mundo.

Apenas quem  possui um BMW E30 320iS sabe o carro que tem e o carro que é!
O BMW E30 320iS torna-o interessante como futuro clássico. Utilizando o mesmo motor S14, mas com alterações para reduzir cilindrada, grandes conhecedores de automoveis clássicos apelidam-no de um M, disfarçado e têm alguma justiça de o ser , caixa Getrag Close " Dog-leg ", diferencial com autoblocante de série, tudo igual ao do M3 original.
Mais raros que o 320is apeas os M3 sportEvolution e algumas séries especiais numeradas.



Estes BMW's dos anos 80' assim como os gerações seguintes tinham como ponto forte o o chassis muito eficaz e bom motor.

Caracteristicas técnicas:



Espantado?
Mas ainda existe uma versão ainda mais rara!! 

 BMW 333i, disponível apenas na África do Sul. Usava o motor de seis cilindros em linha encontrado nos modelos 533i, 633CSi e 733i. Ou seja: o 333i é um Série 3 com motor de um Série 7!
Motor de 3,2 litros (3.210 cm³) debita cerca de 197 cv ás 5.500 rpm e 29 mkgf. E os 0-a-100 ficava em 7,2 segundos, com uma velocidade máxima de 231 km/h. Era basicamente um M3 de seis cilindros, porém criado em 1985 — um ano antes do M3.

Este 333i contava com o auxilio da preparadora alemã Alpina. A Africa do Sul sempre foi um bom mercado para a BMW, mas na época o 333i foi muito criticado, pois não vinha com ar condicionado de série, sendo que é um extra indispensável no calor africano, a falta de espaço também era um ponto negativo.Usava caixa de cinco velocidades, sem opção para escolher automatica, contava também com diferêncial autoblocante, grandes discos de travões e ABS era opcional, contava também com Kit M technic, rodas de 16 polegadas e pneus de 195/55, a unica coisa de série era o tecto de abrir.

A BMW construiu este carro particular para a Africa do Sul para competir com o Ford Sierra XR8, Alfa-Romeo GTV, no entanto a dinâmica deixava algo a desejar, sendo que o equilibrio de peso 50:50 que a marca habituou não estava presente neste carro, o motor era longo e bastante pesado. Pena foi o país africano nunca ter visto por lá o 325is que em 91 com a chegada do EvoII  debitava 210cv, com recurso a peças de aluminio na redução do peso.


Aposto que a gostaria de ter um na sua garagem, não? Se os tentar procurar, irá ter uma tarefa dificil — foram fabricados apenas 204 exemplares entre 1985 e 1987. Para piorar, dizem que vários deles foram utilizados em competições, e não se sabe ao certo quantos deles permaneceram como carros de rua.


Fonte/créditos:
http://bmw320is.weebly.com/index.html
 http://www.flatout.com.br
http://forum.motorclassico.pt
adaptação pt/pt: R.R

Info. adicional: 320is





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